A Melissatur apóia, pratica e divulga a Carta da Terra, uma declaração de princípios éticos fundamentais para a conquista de uma sociedade global justa, sustentável e pacífica.

A Carta é um documento relativamente breve e conciso, escrito com linguagem inspiradora. Sua redação envolveu o mais inclusivo e participativo processo associado à criação de uma declaração internacional. Esse processo é a fonte básica de sua legitimidade como um marco de guia ético. A legitimidade do documento foi fortalecida pela adesão de mais de 4.500 organizações, incluindo vários organismos governamentais e organizações internacionais.

Princípios

Para se atingir uma visão compartilhada de valores básicos que proporcione um fundamento ético à comunidade mundial emergente, a Carta da Terra está estruturada em quatro grandes princípios. Estes princípios são interdependentes e visam um modo de vida sustentável como padrão comum. Espera-se que através deles a conduta de todos os indivíduos, organizações, empresas, governos e instituições transnacionais seja dirigida e avaliada.

· Respeitar e cuidar da comunidade de vida

· Integridade ecológica

· Justiça social e econômica

· Democracia, não-violência e paz

Sobre a Iniciativa da Carta da Terra

A "Iniciativa da Carta da Terra" é o nome dado a uma rede global de extraordinária diversidade de pessoas, organizações e instituições que participam da promoção e implantação dos valores e princípios da Carta da Terra.

A missão da Iniciativa da Carta da Terra é promover a transição para formas sustentáveis de vida e de uma sociedade global fundamentada em um modelo de ética compartilhada, que inclui o respeito e o cuidado pela comunidade da vida, a integridade ecológica, a democracia e uma cultura de paz.

A iniciativa representa um amplo esforço voluntário da sociedade civil. Entre os participantes incluem-se destacadas instituições internacionais, governos nacionais e suas agências, associações universitárias, organizações não-governamentais e grupos comunitários, governos locais, grupos ecumênicos, escolas e negócios – assim como milhares de indivíduos.

Muitas organizações têm aderido formalmente à Carta da Terra e estão usando-a para promover sua visão. Outras também estão usando e promovendo a Carta, mesmo sem uma adesão formal.

Download » Apresentações

Download » Guia de ações